21 de janeiro de 2014

Pinturas

   Mais algumas imagens de pinturas clássicas e bem feitas de mulheres costurando:

Young Woman Sewing by the Light of a Lamp

Mother and Daughter Sewing on a Patio

Italian Woman Making a Shirt and Her Husband Building a Cradle

16 de janeiro de 2014

Aulas 06 e 07 - Saia justa

   Como na metade da sexta aula, terminei a saia de nesgas (até agora, foi a mais fácil de fazer), já comecei a trabalhar na próxima saia: a justa. São aquelas saias típicas de secretárias que vão justas desde a cintura até o comprimento. Eu estava achando, inicialmente, que ia ficar uma saia em que a pessoa mal consegue andar de tão apertada, mas tirei as dúvidas com minha professora que disse que não era assim e isso só aconteceria se eu fizesse um corte diferente - o que não fiz. Quanto ao molde, foi mais complicado de fazer do que as outras, mas a saia em si, foi fácil.

o corte é quase de um retângulo
detalhe do tecido (de algodão)

12 de janeiro de 2014

Sacola de ombro

   Depois de voltar de uma das aulas de costura, estava sem nada para fazer em casa e decidi inventar alguma coisa. Então, peguei um tecido de algodão rosa que tinha comprado faz tempo e um pedaço pequeno do tecido que usei para fazer minha primeira saia... Resultado: costurei uma bolsinha de ombro que servirá justamente para levar meus tecidos e materiais para as aulas, já que eu sempre tinha que levar em sacos. Foi super fácil de fazer:


8 de janeiro de 2014

Aulas 05 e 06 - Saia de nesgas

  Mais uma saia para confeccionar... Sempre estou fazendo saias pois é a peça de roupa mais fácil de aprender a cortar e costurar, segundo minha professora. E também é a primeira da minha apostila. Depois que eu fizer uns cinco modelos diferentes (seja no tecido mesmo ou no TNT), é que vou aprender outra peça. Mas, prefiro comprar o tecido e fazer, afinal, se é pra ter o trabalho inteiro, melhor que termino ficando com uma saia a mais, né?!
  Enquanto na primeira saia que fiz (saia godê), levei três aulas inteiras para terminar, a saia de nesgas levou cerca de 1 aula e meia, apesar do jeito de se cortar e fazer ser diferente. Nesgas, como já expliquei, é uma parte do tecido cortada em pequenos pedaços ou tiras e há a possibilidade de cortar esses pedaços modelados do jeito que quiser. Escolhi fazer um modelo simples de nesga por motivos óbvios - mais prático e fácil. Na foto abaixo, está uma parte da saia, justamente uma das nesgas que cortei e costurei umas nas outras, até que completasse o tamanho total da saia:

Tecido de algodão azul com bolinhas brancas
   Depois de "juntar" tudo, fiz a finalização da saia, como de costume: fiz o cós, colocando a entretela, depois o abanhado e, por último o zíper (este último já consegui pregar usando apenas uma costura!). Amei o tecido que comprei e como terminou minha sainha: 


   No final da sexta aula, já levei um novo tecido para fazer a próxima saia e encaminhei-a pela metade. Na próxima aula com certeza termino e postarei o resultado aqui no blog.

3 de janeiro de 2014

Instagram

   Resolvi criar uma conta no Instagram do blog para publicar as fotos de maneira mais organizada. Além de não misturar com as fotos da minha conta pessoal, também fica mais rápido e prático de compartilhar o que eu for costurando. A conta é: http://instagram.com/costurandoamor. Sigam!