Como disse na última postagem, estava quase terminando minha primeira peça nas aulas de costura. Não tive tempo de ir na semana, mas não quis nem saber... Lá estava eu em pleno sábado de manhã indo para o ateliê terminar minha saia! Gostei muito de como ela ficou - minha professora também disse que tinha ficado linda -, apesar de ter dado trabalho. Mas, as conclusões principais foram: Primeiro, tem que ter mais paciência para desfazer o que errou do que pra costurar. Você costura tudo, acha que terminou e vai para o próximo passo, mas vê uma preguinha ali ou uns pontos mal feitos aculá e, se quiser que o trabalho fique bom, tem que desfazer mesmo. Essa é a parte boa de ter uma professora comigo... Ela sabe dizer onde errei e onde preciso ajeitar exatamente (pois tenho tendência a achar que preciso refazer tudo). E, em segundo lugar, fazer roupa é muito mais barato! Para comprar 1,5m desse tecido gastei cerca de R$ 35,00 e, mesmo depois de fazer a saia, cortar pedaços para treinar o zíper e outras costuras, ainda sobrou tecido suficiente para fazer uma blusa ou um bolero. Nem sei quanto gastaria se fosse comprar as duas peças nesse tecido em qualquer loja, mas com certeza, menos de R$ 50,00 não seria! Enfim, gostei do resultado final. Eis as fotos:
Mostrando postagens com marcador zíper. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador zíper. Mostrar todas as postagens
29 de dezembro de 2013
27 de dezembro de 2013
Aulas 02 e 03 - Saia godê
Antes de ir para a aula, fui comprar meu tecido porque já sabia que finalmente iria costurar. Escolhi um tecido estampado e de algodão:
Para relembrar o passo-a-passo, refiz o molde de papel da saia godê simples e depois passei para trabalhar já no tecido, onde pratiquei os cortes. Nessa parte, sempre tenho a impressão que estou cortando tudo torto, mas minha professora me tranquilizou dizendo que não estava torto e depois que, qualquer imperfeição, seria escondida com a costura. Ok.
Tudo começa partindo de um ângulo de 90º onde medi '1/3 da minha cintura - 1' em cima e embaixo e depois fiz um arco "ligando os pontos", como mostra a figura:
![]() |
| "B" e "C" seria a medida: 1/3 da cintura -1 |
Dos pontos B e C "pra baixo", tracei o comprimento que eu queria a saia.
Após recortar o molde no tecido, costurei as laterais da saia na máquina overlock, juntando uma com a outra, depois abri a costura, usando ferro, mesmo. Então costurei embaixo para deixar a saia finalizada e em cima aprendi a fazer o cós da saia, usando a entretela, que deixa o tecido mais durinho na parte onde é colada, e para fazer isso, basta cortá-la no tamanho desejado, posicionar, deixando o lado do tecido avesso para cima e o lado áspero da entretela virado para esse avesso. Depois, usando um ferro de passar roupas, pressionei a entretela (não da mesma forma como se passa roupas, aqui tem que colocar força e evitar deslizar o ferro sobre a entretela) e pronto, cola num instante.
Cós, laterais e finalização da saia concluídas, testei o zíper invisível em uma parte aleatória do tecido e não na saia...
Na próxima aula, irei finalizar completamente a saia colocando o zíper e ajeitando quaisquer pontos que não tenham ficado bem feitos. Só vou postar aqui quando estiver totalmente pronta.
Assinar:
Postagens (Atom)
