Mostrando postagens com marcador saia godê. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saia godê. Mostrar todas as postagens

23 de abril de 2014

Tipos de saia

   Encontrei na internet esta imagem com os tipos de saias. É bem didático e eu adorei:


   Desses modelos, já fiz a saia reta (ou saia justa), a evasê e a godê. A saia enviesada tem uma pequena semelhança com a saia de nesgas, que também já fiz, mas esta se faz com vários pedaços de tecido, enquanto aquela basta modelá-lo. Também fiz a saia com godê duplo, que é duas vezes o molde da godê simples (apesar de não ter representada nesta imagem, já havia postado a diferença aqui).
   Depois dessa imagem, fiquei inspirada e ansiosa para fazer uma saia lápis para mim!

6 de abril de 2014

Aula 18 - Saia godê simples

   Fiz uma saia godê para a minha cunhada na aula de hoje! Dentre as godês que fiz, deu mais trabalho por ser maior (mais tecido para costurar e dominar), mas adorei. É realmente legal quando você aprende a fazer uma peça sozinha, pareceu que eu estava no ateliê só para costurar mesmo, minha professora mal teve que me instruir (a maioria das vezes que ela tem que falar algo, é quando eu esqueço a ordem dos passos e quero fazer uma coisas antes de outra!). Aqui estão as fotos:



Edição do instagram. Saia e detalhe do tecido

28 de fevereiro de 2014

Aula 13 - Saia godê simples

   Como eu havia dito aqui no blog, tinha acabado a apostila de saias e comecei as blusas, porém uma amiga pediu para eu fazer uma saia para ela e não resisti. No começo, pensei em fazer a saia sozinha, pois já tinha feito esse modelo antes, mas fiquei um pouco receosa pois a saia não era pra mim... Então, preferi não arriscar.
   Uma coisa que ficou notória para mim, é como fui avançando; coisa que não tinha percebido até esta aula. A primeira saia godê que fiz demorei três aulas. Já nesta aqui, apenas uma e quase não precisei da ajuda da professora.


Detalhe do tecido (algodão)

16 de fevereiro de 2014

Saia godê simples e saia godê dupla

   Talvez nas fotos das saias que fiz não tenha ficado muito visível a diferença entre a saia godê simples e a dupla. Achei, então, uma imagem mais "prática" que dá para entender melhor como fica a cada peça quando vestida no corpo:
A saia godê simples é mais prática em tudo: Para cortar, costurar e até mesmo para passar o ferro. Ela é rodada e mais casual. Já a saia com godê duplo é mais arrumada, rodada e trabalhosa também.

29 de dezembro de 2013

Aula 04 - Finalização da saia godê

   Como disse na última postagem, estava quase terminando minha primeira peça nas aulas de costura. Não tive tempo de ir na semana, mas não quis nem saber... Lá estava eu em pleno sábado de manhã indo para o ateliê terminar minha saia! Gostei muito de como ela ficou - minha professora também disse que tinha ficado linda -, apesar de ter dado trabalho. Mas, as conclusões principais foram: Primeiro, tem que ter mais paciência para desfazer o que errou do que pra costurar. Você costura tudo, acha que terminou e vai para o próximo passo, mas vê uma preguinha ali ou uns pontos mal feitos aculá e, se quiser que o trabalho fique bom, tem que desfazer mesmo. Essa é a parte boa de ter uma professora comigo... Ela sabe dizer onde errei e onde preciso ajeitar exatamente (pois tenho tendência a achar que preciso refazer tudo). E, em segundo lugar, fazer roupa é muito mais barato! Para comprar 1,5m desse tecido gastei cerca de R$ 35,00 e, mesmo depois de fazer a saia, cortar pedaços para treinar o zíper e outras costuras, ainda sobrou tecido suficiente para fazer uma blusa ou um bolero. Nem sei quanto gastaria se fosse comprar as duas peças nesse tecido em qualquer loja, mas com certeza, menos de R$ 50,00 não seria! Enfim, gostei do resultado final. Eis as fotos:



27 de dezembro de 2013

Aulas 02 e 03 - Saia godê

   Antes de ir para a aula, fui comprar meu tecido porque já sabia que finalmente iria costurar. Escolhi um tecido estampado e de algodão:


  Para relembrar o passo-a-passo, refiz o molde de papel da saia godê simples e depois passei para trabalhar já no tecido, onde pratiquei os cortes. Nessa parte, sempre tenho a impressão que estou cortando tudo torto, mas minha professora me tranquilizou dizendo que não estava torto e depois que, qualquer imperfeição, seria escondida com a costura. Ok.
   Tudo começa partindo de um ângulo de 90º onde medi '1/3 da minha cintura - 1' em cima e embaixo e depois fiz um arco "ligando os pontos", como mostra a figura:

"B" e "C" seria a medida: 1/3 da cintura -1
   Dos pontos B e C "pra baixo", tracei o comprimento que eu queria a saia.

   Após recortar o molde no tecido, costurei as laterais da saia na máquina overlock, juntando uma com a outra, depois abri a costura, usando ferro, mesmo. Então costurei embaixo para deixar a saia finalizada e em cima aprendi a fazer o cós da saia, usando a entretela, que deixa o tecido mais durinho na parte onde é colada, e para fazer isso, basta cortá-la no tamanho desejado, posicionar, deixando o lado do tecido avesso para cima e o lado áspero da entretela virado para esse avesso. Depois, usando um ferro de passar roupas, pressionei a entretela (não da mesma forma como se passa roupas, aqui tem que colocar força e evitar deslizar o ferro sobre a entretela) e pronto, cola num instante.
  Cós, laterais e finalização da saia concluídas, testei o zíper invisível em uma parte aleatória do tecido e não na saia...

   Na próxima aula, irei finalizar completamente a saia colocando o zíper e ajeitando quaisquer pontos que não tenham ficado bem feitos. Só vou postar aqui quando estiver totalmente pronta.