Mostrando postagens com marcador saia justa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saia justa. Mostrar todas as postagens

23 de abril de 2014

Tipos de saia

   Encontrei na internet esta imagem com os tipos de saias. É bem didático e eu adorei:


   Desses modelos, já fiz a saia reta (ou saia justa), a evasê e a godê. A saia enviesada tem uma pequena semelhança com a saia de nesgas, que também já fiz, mas esta se faz com vários pedaços de tecido, enquanto aquela basta modelá-lo. Também fiz a saia com godê duplo, que é duas vezes o molde da godê simples (apesar de não ter representada nesta imagem, já havia postado a diferença aqui).
   Depois dessa imagem, fiquei inspirada e ansiosa para fazer uma saia lápis para mim!

2 de abril de 2014

Aula 17 - Forro para saia justa

   Após acabar o bolero, ainda no começo da décima sétima aula, levei o tecido que havia usado na saia justa para colocar um forro nela. Os tecidos que compro, apesar de simples, são resistentes e a maioria das roupas que fiz não precisou de forro por dentro. Mas, como a saia é branca, ao vestir, ficou transparente e, aproveitando que havia tecido, confeccionei o forro.
   Tinha a impressão que por ficar por dentro, bastava medir o comprimento da minha cintura, cortar uma saia qualquer reta e pregar. Pois bem, me enganei feio (ainda mais tendo uma professora como a minha). Tive que fazer um molde do mesmo jeito do anterior, como se fosse fazer uma saia justa novinha em folha, com os mesmos detalhes. Só então, costurei uma na outra!
   Como insinuei ali nos parenteses, minha professora é super perfeccionista. E isso é bom. Ela não me ensina a fazer nada pela metade nem mal feito e, graças a isso, o forro ficou lindo que dá até pena de deixá-lo escondido...
A saia de cima é a própria saia justa. A saia de baixo é o forro
Forro da saia justa

16 de janeiro de 2014

Aulas 06 e 07 - Saia justa

   Como na metade da sexta aula, terminei a saia de nesgas (até agora, foi a mais fácil de fazer), já comecei a trabalhar na próxima saia: a justa. São aquelas saias típicas de secretárias que vão justas desde a cintura até o comprimento. Eu estava achando, inicialmente, que ia ficar uma saia em que a pessoa mal consegue andar de tão apertada, mas tirei as dúvidas com minha professora que disse que não era assim e isso só aconteceria se eu fizesse um corte diferente - o que não fiz. Quanto ao molde, foi mais complicado de fazer do que as outras, mas a saia em si, foi fácil.

o corte é quase de um retângulo
detalhe do tecido (de algodão)