Mostrando postagens com marcador saia godê dupla. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saia godê dupla. Mostrar todas as postagens

23 de abril de 2014

Tipos de saia

   Encontrei na internet esta imagem com os tipos de saias. É bem didático e eu adorei:


   Desses modelos, já fiz a saia reta (ou saia justa), a evasê e a godê. A saia enviesada tem uma pequena semelhança com a saia de nesgas, que também já fiz, mas esta se faz com vários pedaços de tecido, enquanto aquela basta modelá-lo. Também fiz a saia com godê duplo, que é duas vezes o molde da godê simples (apesar de não ter representada nesta imagem, já havia postado a diferença aqui).
   Depois dessa imagem, fiquei inspirada e ansiosa para fazer uma saia lápis para mim!

16 de fevereiro de 2014

Saia godê simples e saia godê dupla

   Talvez nas fotos das saias que fiz não tenha ficado muito visível a diferença entre a saia godê simples e a dupla. Achei, então, uma imagem mais "prática" que dá para entender melhor como fica a cada peça quando vestida no corpo:
A saia godê simples é mais prática em tudo: Para cortar, costurar e até mesmo para passar o ferro. Ela é rodada e mais casual. Já a saia com godê duplo é mais arrumada, rodada e trabalhosa também.

26 de janeiro de 2014

Aulas 08 e 09 - Saia godê dupla

   Nessas aulas, aproveitei o resto de tecido que havia sobrado da saia de nesgas e fiz uma saia godê dupla para minha irmã. Foi a saia mais complicada de fazer até agora, apesar de na prática não ter nada demais (acredito que seja o corte, que é muito demorado). Quando cortada, a saia fica exatamente no formato de circunferência. Isso porque corta-se cada 1/4 da saia e depois juntam-se os pedaços. Dessa maneira:

Corta-se 4 pedaços de 1/4 de saia 
Costura juntando dois pedaços de 1/4 duas vezes, formando a frente e as costas da saia
Por último, junta-se todos os pedaços e a saia fica na forma de circunferência.
Neste círculo vazado do meio, é onde encaixa-se a cintura
  Depois que terminei a saia, minha irmã provou e ficou um pouco folgada. Faz parte... Daí, resolvi consertar em casa mesmo (e não na aula), dando uma costurinha na cintura e deu certo. Apesar de ter dado trabalho, esse é um dos moldes mais bonitos. Não dá para ver direito nas fotos, mas por ser mais rodada, a saia fica bem clássica.