Mostrando postagens com marcador aulas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aulas. Mostrar todas as postagens

31 de julho de 2014

Curso de costura: Presencial ou online?

   Postagens atrás, eu disse que seria mais assídua ao blog e às aulas de costura, mas acabei não cumprindo minha promessa. Aconteceu que, com as férias da universidade, ao invés de eu ficar mais livre para costurar, tive inúmeras coisas para resolver e não fui ao curso. Agora, que voltei a estudar é que temo mesmo não conseguir retornar!
   Pensando nisso e pesquisando cada vez mais, estou pensando em dar continuidade ao meu curso através de aulas na internet. Já aprendi a fazer saias, bolsas, blusas... O que faltou mesmo foi vestido e calça. Mas, se eu aprender a fazer vestidos, já me dou por satisfeita. Estou pesquisando bastante e até agora o site que mais pareceu confiável e adequado pro nível em que estou foi o www.eduk.com.br (inclusive este site oferece diversos cursos legais!) e será, talvez, onde irei fazer minha matrícula - quando avaliar também qual dos cursos fazer.
   Se assim for, ficarei triste por deixar minha escola de costura, que era uma fofura, assim como minha professora. Ainda estou me adaptando ao novo horário deste semestre e se conseguir dois turnos livres no meio da semana, volto pro ateliê. Se não, novas aulas me esperam no curso online. Não há muito o que fazer...
   Apesar das dúvidas, de uma coisa eu sei: Meu guarda-roupa está cheio de novos tecidos lindos que eu estou doida para transformar em roupas para mim!!! Muito em breve, de verdade, conto aqui no blog qual será meu destino costureiro. 

29 de junho de 2014

Aulas 26 e 27 - Saia longa

   Usando a outra metade da aula 26 e toda a aula 27, fiz pela primeira vez uma saia longa! O tecido também era diferente, parecido com cetim. A parte ruim é que a saia não era para mim e sim para minha avó que me pediu para costurar. Inicialmente, ia fazer com cós e zíper, mas resolvi fazer de elástico (e também nunca tinha feito uma assim).
   Adorei fazer esta saia... Além de ser diferente em tudo das outras que havia feito, achei super prática.


Detalhe do tecido. Lindo!

8 de junho de 2014

Aula 26 - Finalização do tomara que caia

   Na postagem anterior, tinha prometido postar logo as fotos do tomara que caia pronto, mas infelizmente abandonei o blog por duas semanas porque, em uma delas estive muito atarefada e na semana passada fiquei doente... Não tive condições de postar. Também por causa de tudo isso, fiquei sem ir às aulas nestas duas semanas. Mas agora, já prestes a entrar de férias, prometo que vou ser mais assídua!
   Por enquanto, ainda não tirei fotos vestindo-o, mas já dá pra ter uma noção de como ficou: 

Frente
Costas
Detalhe das costas

24 de maio de 2014

Aulas 24 e 25 - Tomara que caia

   Finalmente dando continuidade à apostila das blusas, fiz esta peça aproveitando as sobras do tecido da última saia de nesgas que confeccionei. Minha professora a chamou de "top", mas na minha terra isso é um tomara que caia, claro. Foi bem legal de fazer e a lógica da roupa é bem diferente da blusa simples, por exemplo. Usei duas aulas para terminar (metade da aula 24, aula 25 completa e metade da aula 26) e aqui ainda não vai o resultado final, só o andamento da roupa na primeira aula e meia! Em breve, posto as fotos do tomara que caia finalizado!
Parte de dentro, com o forro
Faltando fechar os lados, fazer overlock e acabamentos

17 de maio de 2014

Aula 24 - Conserto de roupas

   Pedi uma camiseta pela internet de uma das minhas bandas preferidas e, apesar de conferir o tamanho, ela ficou muito grande em mim! Então, levei para aula pra dar um ajuste e, aí sim, ficou perfeita.
   Gastei pouquíssimo tempo ajeitando, não cheguei nem a usar metade da aula, mas isso também aconteceu porque não diminuí em nada a parte de baixo da camisa, já tinha uma barra fofinha e eu não queria perdê-la.
   As fotos são da camiseta já ajustada:



   Aqui, tirei uma foto do antes e depois e resolvi juntá-las para mostrar a diferença. Embaixo, a foto em preto e branco é da camisa ainda grande e em cima, dela já ajustada de acordo com meu tamanho. Com a diferença dos lados dá pra ver bem que o "antes" estava bem maior que o "depois":


11 de maio de 2014

Aula 23 - Saia de nesgas

   Nesta aula, fiz mais uma saia de nesgas (em que cada pedaço do tecido é costurado um no outro até que se "forme" a saia), mas dessa vez, foi para uma amiga! Em comparação com a primeira que fiz, gastei menos tempo. Em compensação, também fiz uma parte em casa, na minha máquina. Definitivamente, a saia de nesgas é uma das mais fáceis e boas de se fazer... Me animo para costurá-la!

Começando a cortar o tecido, no ateliê

8 de maio de 2014

Aula 22 - Finalização do bolero

  Como havia dito aqui, confeccionei meu segundo bolero. Os detalhes deste último, em minha opinião, ficaram muito melhores que o anterior e, assim como as saias, já pude notar a diferença que é fazer uma peça pela segunda vez, muito mais fácil!



20 de abril de 2014

Aulas 20 e 21 - Bolsa

   Mais uma vez fugindo da apostila (já desisti de seguir isto na ordem linear), hoje resolvi fazer uma bolsa para uma amiga minha. Foi ainda com o mesmo tecido da saia justa, do forro e da bolsa para minha irmã. Consegui fazer quatro coisas diferentes com 2 metros de tecido, é muita economia!
   A bolsa ficou bem diferente da que eu havia feito antes, com um modelo de ombro mesmo. Entre o forro da bolsa e o tecido, eu coloquei acrilon - muito usado em almofadas e edredons, que serviu para deixá-la mais fofinha. Apesar de ter dado um grande trabalho, achei linda no final...

Acrilon - colocado entre o forro e a bolsa, para deixá-la "fofinha"
Minha professora explicando como pregar o acrilon 

12 de abril de 2014

Aula 19 - Bolero

   Hoje comecei outro bolero com o resto do tecido da última saia godê feita. Não consegui terminá-lo porque não fiquei as 3h de aulas completas, deixando para terminar na aula que vem. Foi difícil fazer o tecido render, pois havia sobrado muito pouco, mas minha professora inteligente e experiente fez mágica (como sempre) e conseguimos fazer a parte de fora e o forro com o tecido verde e detalhe preto. Então, fotos do bolero ainda incompleto:

Bolero aberto e sem mangas
Faltando costurar os lados, pregar as mangas e fazer o acabamento

6 de abril de 2014

Aula 18 - Saia godê simples

   Fiz uma saia godê para a minha cunhada na aula de hoje! Dentre as godês que fiz, deu mais trabalho por ser maior (mais tecido para costurar e dominar), mas adorei. É realmente legal quando você aprende a fazer uma peça sozinha, pareceu que eu estava no ateliê só para costurar mesmo, minha professora mal teve que me instruir (a maioria das vezes que ela tem que falar algo, é quando eu esqueço a ordem dos passos e quero fazer uma coisas antes de outra!). Aqui estão as fotos:



Edição do instagram. Saia e detalhe do tecido

2 de abril de 2014

Aula 17 - Forro para saia justa

   Após acabar o bolero, ainda no começo da décima sétima aula, levei o tecido que havia usado na saia justa para colocar um forro nela. Os tecidos que compro, apesar de simples, são resistentes e a maioria das roupas que fiz não precisou de forro por dentro. Mas, como a saia é branca, ao vestir, ficou transparente e, aproveitando que havia tecido, confeccionei o forro.
   Tinha a impressão que por ficar por dentro, bastava medir o comprimento da minha cintura, cortar uma saia qualquer reta e pregar. Pois bem, me enganei feio (ainda mais tendo uma professora como a minha). Tive que fazer um molde do mesmo jeito do anterior, como se fosse fazer uma saia justa novinha em folha, com os mesmos detalhes. Só então, costurei uma na outra!
   Como insinuei ali nos parenteses, minha professora é super perfeccionista. E isso é bom. Ela não me ensina a fazer nada pela metade nem mal feito e, graças a isso, o forro ficou lindo que dá até pena de deixá-lo escondido...
A saia de cima é a própria saia justa. A saia de baixo é o forro
Forro da saia justa

27 de março de 2014

Aulas 16 e 17 - Bolero

   Eba, aprendi a fazer mais uma peça de roupa nova! O bolero, tem seu molde bastante parecido com uma blusa, mas é mais cheio de detalhes. Especialmente por sua parte de dentro que deve ser forrada e o acabamento do corte frontal, para que ele fique como um casaquinho.
   Gostei muito desta peça e já avisei a minha professora que quero confeccionar outros até conseguir fazer um sem instrução dela (como é com as saias). Então, logo estarei fazendo mais e compartilhando aqui.
  No título, escrevi que usei as aulas 16 e 17 para fazer o bolero, mas não foram as duas completas. Como são 3h por aula, na 17ª usei apenas metade do tempo para fazer os acabamentos do bolero. A outra metade, usei para fazer o que explicarei na próxima postagem! Mas, enfim, como de costume, vamos às fotos:

Usei o que havia sobrado de tecido da última saia godê que fiz

12 de março de 2014

Aula 15 - Conserto de roupas

   Cheguei na aula despretensiosamente com meu tecido de algodão que havia sobrado da última saia que fiz para continuar na apostila das blusas. Também levei para minha professora duas blusas minhas que havia comprado na internet e estavam super folgadas, já que não havia tamanho baby look, preferi comprá-las grandes e depois mandar consertar. Ok. A professora pegou minhas blusas e disse que faria o serviço por R$ 30,00. Quando ela estava prestes a guardar minhas blusas, a irmã dela (que também é costureira e trabalha lá no ateliê), deu a brilhante ideia: "Luana, em uma aula você aprende a consertar estas roupas e ainda economiza. Por que não tenta fazer isso agora?" Realmente, fiquei com medo... As blusas eram (são) novíssimas, eu não tinha usado e qualquer besteira que acontecesse seria um adeus a sei lá quantos reais que eu tinha gastado nelas e no frete. Mas, minha professora me encorajou e disse que seria uma boa ideia. Então, lá fui eu...
   O processo de cortar e diminuir os tamanhos é desesperador. Vi minhas blusas completamente cortadas e por um momento tive a impressão que elas ficariam daquele jeito, pior que um abadá velho. No decorrer do conserto, no entanto, fui vendo o avançar do trabalho e ficando mais contente.
   O resultado foi ótimo! Além de ter conseguido consertar sozinha, economizei R$ 30,00!!! (Aliás, cada dia que passa só descubro uma coisa neste curso: aprender a costurar me faz economizar muito dinheiro confeccionando e, agora, consertando roupas). Ah, a aula também serviu para eu descobrir que uma das blusas tinha um defeito grotesco de costura (que não atrapalhava, é verdade). É legal ver o remendo que fazem e a gente nem percebe.


Momento terrível em que vejo só os fragmentos das minhas camisas
 e tenho a impressão que ficarão assim para sempre
    Deveria ter tirado fotos antes, com as camisas bem folgadas - praticamente inutilizáveis - para mostrar a diferença, mas esqueci. Basta, então dizer-vos que cabiam umas três Luanas dentro e mostrar como ficou:

6 de março de 2014

Aula 14 - Bolsa de lado

   Mais uma vez, fugi da apostila (deveria ter feito minha segunda blusa nesta aula) e disse a minha professora que queria fazer uma bolsinha simples, de lado, para a minha irmã. Eu já havia feito bolsas antes sozinha, mas como era um presente de aniversário e queria caprichar, achei melhor fazer na aula.
   O molde foi muito simples e aprendi uma técnica boa para fazer porta-celular na bolsa, seja dentro ou fora dela. Como foi a primeira bolsa "profissional" que fiz, percebi que uma aula não teria sido suficiente se minha professora não tivesse me ajudado. Então, o mérito é dela também que facilitou o andamento, principalmente da costura do zíper que, como não é igual ao das saias (zíper invisível), eu não estava acostumada a fazer.
   No fim, gostei do resultado e a bolsa ficou mesmo bem feita. Trouxe o molde para casa (assim como todos os outros) e pretendo fazer mais algumas dessas posteriormente.
   Estava disposta a fazer vídeo desta vez para mostrar o resultado:

28 de fevereiro de 2014

Aula 13 - Saia godê simples

   Como eu havia dito aqui no blog, tinha acabado a apostila de saias e comecei as blusas, porém uma amiga pediu para eu fazer uma saia para ela e não resisti. No começo, pensei em fazer a saia sozinha, pois já tinha feito esse modelo antes, mas fiquei um pouco receosa pois a saia não era pra mim... Então, preferi não arriscar.
   Uma coisa que ficou notória para mim, é como fui avançando; coisa que não tinha percebido até esta aula. A primeira saia godê que fiz demorei três aulas. Já nesta aqui, apenas uma e quase não precisei da ajuda da professora.


Detalhe do tecido (algodão)

19 de fevereiro de 2014

Aula 12 - Blusa simples

   Terminadas as saias, fiz a minha primeira blusa - dando início a segunda apostila! Agora, entendo o porquê de ter começado costurando saias... É bem mais fácil de entender a "lógica" do corte. Assim, depois que descobri isso, ficou bem mais rápido de fazê-las. Tanto que estou confeccionando cada vez mais rápido.
   Quanto às blusas, apesar da lógica do corte ser mais complicada, costurá-las é infinitamente mais fácil! Pelo menos nesta, que fiz, gastei pouquíssimo tempo na máquina (coisa que não gosto muito, pois costurar > cortar) e fiz tudo em uma aula! Elas também saem mais baratas, obviamente: a quantidade de tecido é bem menor e não precisa gastar comprando zíper e entretela.
   Inicialmente, pretendia fazer a blusa para mim e só com o tecido mesmo, mas como aproveitei o que sobrou da saia evasê que tinha feito, minha professora me doou um viés vermelho que deu um toque ótimo no acabamento! Além disso, como não tinha tanto tecido, fiz de um tamanho menor e dei a blusa para minha irmã.
Com o corte terminado, a partir daí é só costurar
Minha irmã querendo ser modelo do blog...

14 de fevereiro de 2014

Aulas 10 e 11 - Saia evasê com pala e finalização da primeira apostila

   Prática de fazer e cortar, a saia evasê com pala lembra modelos clássicos das peças de antigamente (que eu amo). O corte tem que ser feito em duas partes. Primeiro corta-se a pala (como se fosse uma barra que fica em cima da saia) e depois a saia. E então, é só costurar, "juntando" uma na outra.

o molde é semelhante a este


   Enfim, depois de cinco saias feitas (a godê, godê dupla, de nesgas, a justa e esta aqui - evasê), terminei a primeira apostila do curso (são três) e encerrei meus trabalhos com saias por enquanto. Agora, me dedicarei a confeccionar blusas e, claro, postarei tudo no blog!

26 de janeiro de 2014

Aulas 08 e 09 - Saia godê dupla

   Nessas aulas, aproveitei o resto de tecido que havia sobrado da saia de nesgas e fiz uma saia godê dupla para minha irmã. Foi a saia mais complicada de fazer até agora, apesar de na prática não ter nada demais (acredito que seja o corte, que é muito demorado). Quando cortada, a saia fica exatamente no formato de circunferência. Isso porque corta-se cada 1/4 da saia e depois juntam-se os pedaços. Dessa maneira:

Corta-se 4 pedaços de 1/4 de saia 
Costura juntando dois pedaços de 1/4 duas vezes, formando a frente e as costas da saia
Por último, junta-se todos os pedaços e a saia fica na forma de circunferência.
Neste círculo vazado do meio, é onde encaixa-se a cintura
  Depois que terminei a saia, minha irmã provou e ficou um pouco folgada. Faz parte... Daí, resolvi consertar em casa mesmo (e não na aula), dando uma costurinha na cintura e deu certo. Apesar de ter dado trabalho, esse é um dos moldes mais bonitos. Não dá para ver direito nas fotos, mas por ser mais rodada, a saia fica bem clássica.


16 de janeiro de 2014

Aulas 06 e 07 - Saia justa

   Como na metade da sexta aula, terminei a saia de nesgas (até agora, foi a mais fácil de fazer), já comecei a trabalhar na próxima saia: a justa. São aquelas saias típicas de secretárias que vão justas desde a cintura até o comprimento. Eu estava achando, inicialmente, que ia ficar uma saia em que a pessoa mal consegue andar de tão apertada, mas tirei as dúvidas com minha professora que disse que não era assim e isso só aconteceria se eu fizesse um corte diferente - o que não fiz. Quanto ao molde, foi mais complicado de fazer do que as outras, mas a saia em si, foi fácil.

o corte é quase de um retângulo
detalhe do tecido (de algodão)

8 de janeiro de 2014

Aulas 05 e 06 - Saia de nesgas

  Mais uma saia para confeccionar... Sempre estou fazendo saias pois é a peça de roupa mais fácil de aprender a cortar e costurar, segundo minha professora. E também é a primeira da minha apostila. Depois que eu fizer uns cinco modelos diferentes (seja no tecido mesmo ou no TNT), é que vou aprender outra peça. Mas, prefiro comprar o tecido e fazer, afinal, se é pra ter o trabalho inteiro, melhor que termino ficando com uma saia a mais, né?!
  Enquanto na primeira saia que fiz (saia godê), levei três aulas inteiras para terminar, a saia de nesgas levou cerca de 1 aula e meia, apesar do jeito de se cortar e fazer ser diferente. Nesgas, como já expliquei, é uma parte do tecido cortada em pequenos pedaços ou tiras e há a possibilidade de cortar esses pedaços modelados do jeito que quiser. Escolhi fazer um modelo simples de nesga por motivos óbvios - mais prático e fácil. Na foto abaixo, está uma parte da saia, justamente uma das nesgas que cortei e costurei umas nas outras, até que completasse o tamanho total da saia:

Tecido de algodão azul com bolinhas brancas
   Depois de "juntar" tudo, fiz a finalização da saia, como de costume: fiz o cós, colocando a entretela, depois o abanhado e, por último o zíper (este último já consegui pregar usando apenas uma costura!). Amei o tecido que comprei e como terminou minha sainha: 


   No final da sexta aula, já levei um novo tecido para fazer a próxima saia e encaminhei-a pela metade. Na próxima aula com certeza termino e postarei o resultado aqui no blog.