Mostrando postagens com marcador overlock. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador overlock. Mostrar todas as postagens

27 de dezembro de 2013

Aulas 02 e 03 - Saia godê

   Antes de ir para a aula, fui comprar meu tecido porque já sabia que finalmente iria costurar. Escolhi um tecido estampado e de algodão:


  Para relembrar o passo-a-passo, refiz o molde de papel da saia godê simples e depois passei para trabalhar já no tecido, onde pratiquei os cortes. Nessa parte, sempre tenho a impressão que estou cortando tudo torto, mas minha professora me tranquilizou dizendo que não estava torto e depois que, qualquer imperfeição, seria escondida com a costura. Ok.
   Tudo começa partindo de um ângulo de 90º onde medi '1/3 da minha cintura - 1' em cima e embaixo e depois fiz um arco "ligando os pontos", como mostra a figura:

"B" e "C" seria a medida: 1/3 da cintura -1
   Dos pontos B e C "pra baixo", tracei o comprimento que eu queria a saia.

   Após recortar o molde no tecido, costurei as laterais da saia na máquina overlock, juntando uma com a outra, depois abri a costura, usando ferro, mesmo. Então costurei embaixo para deixar a saia finalizada e em cima aprendi a fazer o cós da saia, usando a entretela, que deixa o tecido mais durinho na parte onde é colada, e para fazer isso, basta cortá-la no tamanho desejado, posicionar, deixando o lado do tecido avesso para cima e o lado áspero da entretela virado para esse avesso. Depois, usando um ferro de passar roupas, pressionei a entretela (não da mesma forma como se passa roupas, aqui tem que colocar força e evitar deslizar o ferro sobre a entretela) e pronto, cola num instante.
  Cós, laterais e finalização da saia concluídas, testei o zíper invisível em uma parte aleatória do tecido e não na saia...

   Na próxima aula, irei finalizar completamente a saia colocando o zíper e ajeitando quaisquer pontos que não tenham ficado bem feitos. Só vou postar aqui quando estiver totalmente pronta.

20 de dezembro de 2013

Aula 01 - Cortes e Overlock

   Finalmente começaram minhas aulas no ateliê (em português escreve-se atelier, mas ainda não me acostumei a escrever assim) no último dia 17. A experiência foi boa, apesar de ter sido só o início mesmo.
  Ao longo do curso, vou recebendo apostilas de acordo com o que eu for aprendendo, e a primeira que recebi foi uma com vários modelos de cortes diferentes para saias. As que aprendi a cortar já nesta primeira aula foram: Saia godê simples, saia godê dupla e saia com nesgas (um pedaço pequeno de tecido cortado, geralmente, em tiras) - nesta última, aprendi diversos modelos de nesgas. Todos os cortes que fiz foram em um papel mais grosso, com minhas próprias medidas, que pude levar para casa para já ficar como molde e costurar depois.
apostila ensinando direitinho como fazer o molde
molde de saia godê
modelos de saias godês 
   Depois de aprender os cortes, fui para a famosa máquina overlock (em português: overloque...), que enquanto costura, também faz o acabamento das bordas. Mas, na máquina, só fiquei testando mesmo, já que a costura é diferente da máquina convencional. Fiz testes em pedaços de panos, apenas.

réguas de costura que ganhei da minha professora