20 de dezembro de 2013

Aula 01 - Cortes e Overlock

   Finalmente começaram minhas aulas no ateliê (em português escreve-se atelier, mas ainda não me acostumei a escrever assim) no último dia 17. A experiência foi boa, apesar de ter sido só o início mesmo.
  Ao longo do curso, vou recebendo apostilas de acordo com o que eu for aprendendo, e a primeira que recebi foi uma com vários modelos de cortes diferentes para saias. As que aprendi a cortar já nesta primeira aula foram: Saia godê simples, saia godê dupla e saia com nesgas (um pedaço pequeno de tecido cortado, geralmente, em tiras) - nesta última, aprendi diversos modelos de nesgas. Todos os cortes que fiz foram em um papel mais grosso, com minhas próprias medidas, que pude levar para casa para já ficar como molde e costurar depois.
apostila ensinando direitinho como fazer o molde
molde de saia godê
modelos de saias godês 
   Depois de aprender os cortes, fui para a famosa máquina overlock (em português: overloque...), que enquanto costura, também faz o acabamento das bordas. Mas, na máquina, só fiquei testando mesmo, já que a costura é diferente da máquina convencional. Fiz testes em pedaços de panos, apenas.

réguas de costura que ganhei da minha professora

12 de dezembro de 2013

Curso de costura

     Estava procurando onde poderia me aperfeiçoar mais na costura e começar a confeccionar peças de roupas. Peguei o telefone de alguns ateliês e foi difícil achar algum que oferecesse aulas, mas encontrei. Começarei semana que vem já.
     O curso fica bem perto da Universidade que estudo e são dois dias na semana, três horas por dia. Achei tanto tempo e adorei isso! Eu levo o tecido que a professora pede, costuro praticamente o que eu quiser e todo o resto do material tem lá mesmo (linhas, agulhas, máquinas, etc). Ah, ainda recebo umas apostilas para trabalhar em casa. Não tem um tempo de duração exata, segundo a professora, depende do meu avanço. Mas a média é de 6 meses.
     Achei o preço muito caro (R$ 200,00 por mês), muito mesmo. Infelizmente não tem outra opção, porque não encontrei nenhum outro lugar que tivesse um curso tão completo (até modelagem vou aprender!) e, se é pra investir, que seja em algo realmente bom. 
     Meu objetivo é fazer uma postagem para cada aula contando o que aprendi. Vamos aguardar...

9 de dezembro de 2013

Bolsas para crianças

   Na minha última postagem, publiquei um vídeo meu costurando. Nesse processo, eu estava fazendo bolsas de costas para crianças. Minha intenção é futuramente costurar uma nova para tirar fotos e mostrar passo a passo do método que fiz, mas por enquanto já vou colocando a foto de como ficou:


   Depois de costuradas, as bolsas foram pintadas (não por mim) e, aí sim, ficaram totalmente finalizadas. A escolha da estampa da pintura foi este porque foram entregues a crianças que iam fazer Primeira Eucaristia: 


   O material que usei para fazer as bolsas foi apenas tecido oxford azul escuro e cordão de algodão branco. Foi super legal e fácil!

17 de novembro de 2013

Na prática

   Vamos lá que hoje eu tenho algumas encomendas próprias para colocar em dia! Deu tudo certinho:



15 de novembro de 2013

Primeiro trabalho

   Chegada a máquina, tive que começar a fazer alguma coisa com ela. Como ainda não tinha tecidos, resolvi catar alguma coisa em casa mesmo. Minha irmã achou um pedaço de chita perdido aqui em casa. Treinados todos os pontilhados, fui fazer uma bolsinha de levar pequenas coisas (moedas, papéis pequenos, etc) e eis o resultado:

uma bolsinha para chamar de minha