28 de fevereiro de 2014

Aula 13 - Saia godê simples

   Como eu havia dito aqui no blog, tinha acabado a apostila de saias e comecei as blusas, porém uma amiga pediu para eu fazer uma saia para ela e não resisti. No começo, pensei em fazer a saia sozinha, pois já tinha feito esse modelo antes, mas fiquei um pouco receosa pois a saia não era pra mim... Então, preferi não arriscar.
   Uma coisa que ficou notória para mim, é como fui avançando; coisa que não tinha percebido até esta aula. A primeira saia godê que fiz demorei três aulas. Já nesta aqui, apenas uma e quase não precisei da ajuda da professora.


Detalhe do tecido (algodão)

19 de fevereiro de 2014

Aula 12 - Blusa simples

   Terminadas as saias, fiz a minha primeira blusa - dando início a segunda apostila! Agora, entendo o porquê de ter começado costurando saias... É bem mais fácil de entender a "lógica" do corte. Assim, depois que descobri isso, ficou bem mais rápido de fazê-las. Tanto que estou confeccionando cada vez mais rápido.
   Quanto às blusas, apesar da lógica do corte ser mais complicada, costurá-las é infinitamente mais fácil! Pelo menos nesta, que fiz, gastei pouquíssimo tempo na máquina (coisa que não gosto muito, pois costurar > cortar) e fiz tudo em uma aula! Elas também saem mais baratas, obviamente: a quantidade de tecido é bem menor e não precisa gastar comprando zíper e entretela.
   Inicialmente, pretendia fazer a blusa para mim e só com o tecido mesmo, mas como aproveitei o que sobrou da saia evasê que tinha feito, minha professora me doou um viés vermelho que deu um toque ótimo no acabamento! Além disso, como não tinha tanto tecido, fiz de um tamanho menor e dei a blusa para minha irmã.
Com o corte terminado, a partir daí é só costurar
Minha irmã querendo ser modelo do blog...

16 de fevereiro de 2014

Saia godê simples e saia godê dupla

   Talvez nas fotos das saias que fiz não tenha ficado muito visível a diferença entre a saia godê simples e a dupla. Achei, então, uma imagem mais "prática" que dá para entender melhor como fica a cada peça quando vestida no corpo:
A saia godê simples é mais prática em tudo: Para cortar, costurar e até mesmo para passar o ferro. Ela é rodada e mais casual. Já a saia com godê duplo é mais arrumada, rodada e trabalhosa também.

14 de fevereiro de 2014

Aulas 10 e 11 - Saia evasê com pala e finalização da primeira apostila

   Prática de fazer e cortar, a saia evasê com pala lembra modelos clássicos das peças de antigamente (que eu amo). O corte tem que ser feito em duas partes. Primeiro corta-se a pala (como se fosse uma barra que fica em cima da saia) e depois a saia. E então, é só costurar, "juntando" uma na outra.

o molde é semelhante a este


   Enfim, depois de cinco saias feitas (a godê, godê dupla, de nesgas, a justa e esta aqui - evasê), terminei a primeira apostila do curso (são três) e encerrei meus trabalhos com saias por enquanto. Agora, me dedicarei a confeccionar blusas e, claro, postarei tudo no blog!